História de Casco de Rolha - Período Romano: Vila Romana de Cascus Rolhus

Mapa de Cascus Rolhus
    Cascus Rolhus era uma pequena vila romana mas detinha uma muralha da qual já não existem quaisquer vestígios nos dias de hoje, uma ponte toda ela em pedra para atravessar o Rio Sarrazolas que foi destruída durante a ocupação bárbara, um sistema de drenagem de águas da Ribeira de Casco para abastecimento da vila, um pequeno anfiteatro para os casco rolhenses viverem a cultura, banhos públicos e um pequeno centro político para governar a região segundo a lei do Imperador Romano. Julius Cascus autonomeou-se o primeiro chefe político e representante do Imperador Romano em Cascus Rolhus.
    A muralha construída pelos romanos estendia-se em volta de toda a vila romana que era já bastante maior que o primeiro povoado Celta. Cascus Rolhus compreendia quase todo o território entre a Ribeira de Casco e o Rio Sarrazolas que atualmente pertence a Casco de Rolha, com exceção da zona a este do Estádio Freguesial Freguesia de Casco de Rolha. A muralha detinha duas portas, sendo a principal com grande envergadura na ponte construída sobre o Rio Sarrazolas e a outra de pequenas dimensões na ponte de tábuas dos Celtas.
    Os romanos abandonaram um pouco a travessia da ponte em tábuas dos Celtas e construíram uma ponte sobre o Rio Sarrazolas toda ela em pedra. Desta não restam quaisquer vestígios pois foi destruída pela invasão dos Suevos. A entrada principal na vila romana de Cascus Rolhus era exatamente na entrada desta ponte.
    Os romanos como povo muito avançado para a sua época, aproveitaram-se da Vila Romana de Cascus Rolhus ficar junto de um curso de água doce. Juntaram o útil ao agradável e criaram um sistema para tirar água da Ribeira de Casco para abastecer Cascus Rolhus.
Como era de costume na altura e para tentar imitar Roma, todas as cidades e vilas romanas construíam réplicas do Coliseu Romano de Roma. O anfiteatro de Cascus Rolhus foi construído com inspiração na Coliseu de Roma mas em ponto muito mais pequeno. Lá os romanos praticavam corridas de quadrigas, lutas de gladiadores e outros espetáculos artísticos.
    Os banhos públicos foram construídos na zona onde atualmente se encontra a base dos Serviços Secretos e de Informação. Estavam dotados de água quente, aquecida por uma fornalha que se situava na zona inferior da piscina principal.
    Julius Cascus decidiu construir um edifício para aí se instalar e administrar Cascus Rolhus e todas as terras envolvente. Com este edifício nasce o primeiro grande centro de poder político e administrativo na Região do Vale do Casco.

Comentários